featured-image

Alinhamento do James Webb chega ao fim e imagens surpreendem cientistas; assista!

Após quatro meses desde o seu lançamento, ocorrido no dia 25 de dezembro de 2022, finalmente o alinhamento do Telescópio Espacial James Webb da NASA está quase concluído. Depois de uma revisão completa realizada nesta quinta-feira (28), o observatório conseguiu capturar imagens nítidas e bem focadas com cada um de seus quatro poderosos instrumentos científicos a bordo. Agora, com a finalização da sétima e última etapa do alinhamento do telescópio, a equipe chegou ao consenso de que ele está pronto para começar a operar.

No entanto, deverá passar pela última fase de preparativos, conhecida como comissionamento de instrumentos científicos. Processo que deverá levar cerca de dois meses, ou seja, o James Webb só deve iniciar as atividades oficiais por volta de junho ou julho, em pleno verão norte-americano.

O alinhamento do telescópio em todos os instrumentos do Webb pode ser visto em uma série de imagens que capturam todo o campo de visão do observatório.

“Estas imagens de teste notáveis ​​de um telescópio alinhado com sucesso demonstram o que as pessoas de todos os países e continentes poderão observar por meio de uma visão científica ousada para explorar o universo”, disse Lee Feinberg, gerente de elementos do telescópio óptico Webb no Goddard Space Flight Center da NASA.

Desempenho acima das previsões

O desempenho óptico do telescópio continua sendo melhor do que as previsões mais otimistas da equipe de engenharia.

Os espelhos do Webb agora direcionam a luz totalmente focalizada coletada do espaço para dentro de cada instrumento, com imagens nítidas. A qualidade é descrita pela precisão dos detalhes, que ficará ainda melhor com os próximos ajustes.

“Com a conclusão do alinhamento do telescópio e metade do esforço de uma vida inteira, meu papel na missão do Telescópio Espacial James Webb chegou ao fim”, disse Scott Acton, cientista de controle e detecção de frente de onda Webb, Ball Aerospace.

“Essas imagens mudaram profundamente a maneira como vejo o universo. Estamos cercados por uma sinfonia de criação; há galáxias em todos os lugares! É minha esperança que todos no mundo possam vê-los.”


Leia mais:

Próximos passos

Agora, a equipe do Webb voltará a atenção para o comissionamento de instrumentos científicos. Trata-se de um conjunto altamente sofisticado de detectores equipados com lentes, máscaras, filtros e equipamentos personalizados exclusivos que o ajudam a realizar a ciência para a qual foi projetado.

Com o alinhamento em fase conclusiva, grande parte dos profissionais que estavam atuando no Centro de Operações da Missão no Space Telescope Science Institute em Baltimore, já estão de malas prontas para voltarem para suas casas, tendo em vista que concluíram com êxito suas funções.

Embora o alinhamento do telescópio esteja completo, algumas atividades de calibração permanecem antes de iniciar o funcionamento do telescópio na missão avaliada em mais de US$ 10 bilhões, com exponenciais ganhos para a ciência.

Além disso, observações de manutenção contínuas a cada dois dias monitorarão o alinhamento dos espelhos e, quando necessário, aplicarão correções para manter os espelhos em seus locais alinhados. Mais um passo rumo ao desenvolvimento científico.

Via: NASA

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Alinhamento do James Webb chega ao fim e imagens surpreendem cientistas; assista! apareceu primeiro em Olhar Digital.

Desenvolvido por Direto na Web