AMD, Arm, Intel e Qualcomm se unem para criar padrão de conectores de chiplets

Alguns dos mais importantes fabricantes de processadores do mundo se uniram para criar um padrão de conectores para chiplets, módulos de processadores que podem ser interconectados. A lista inclui AMD, Arm, Intel, Qualcomm e TSMC, entre outras empresas.

O Universal Chiplet Interconnect Express (UCIe) busca criar um padrão único para conectar chiplets de diferentes empresas, usando um design de código aberto.

Mas, o que são os chiplets? Esses pequenos módulos de processadores podem ser conectados como se fossem peças de LEGO, aumentando sua funcionalidade original. Assim, seria possível criar um processador SoC (system-on-a-chip) com componentes de diferentes marcas.

A proposta do grupo, como cita o Anandtech, é criar um ecossistema de chiplets compatíveis, como o atual ecossistema de placas baseadas em PCIe. Esse padrão de conexão de chiplets pode facilitar e muito a vida dos fabricantes, assim como a dos usuários no futuro.

Leia também:

Empresas que fazem parte do UCIe: AMD, Arm, Google Cloud, Intel, Meta, Microsoft, Qualcomm, Samsung, TSMC e ASE Group
Membros do UCIe: AMD, Arm, Google Cloud, Intel, Meta, Microsoft, Qualcomm, Samsung, TSMC e ASE Group / Divulgação: UCIe

Segundo o site do UCIe, que vai criar o padrão de conectores de chiplets, fazem parte do grupo as empresas AMD, Arm, Google (Google Cloud), Intel, Meta, Microsoft, Qualcomm, Samsung, TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company) e ASE Group. Ficaram faltando Nvidia e Apple, mas fora isso, é uma lista muito respeitável.

Fonte: Tom´s Hardware e The Verge

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post AMD, Arm, Intel e Qualcomm se unem para criar padrão de conectores de chiplets apareceu primeiro em Olhar Digital.

Desenvolvido por Direto na Web