Aprenda como fugir dos malwares que exibem anúncios na tela do smartphone

Se você está percebendo um número excessivo de publicidade ao navegar pela internet em seu smartphone, fique atento: pode ser um sinal de malwares de anúncios, com diferentes tipos de comportamentos. Eles podem enviar notificações, anúncios ou pop-ups. Caso você esteja vivenciando essa situação, vale a pena seguir algumas dicas que ajudarão na proteção do seu aparelho, mantendo os riscos afastados.

Instale somente aplicativos de lojas oficiais

Sabendo-se que os malwares podem infectar seu smartphone por meio das publicações por conta de um software que conta com um aplicativo com vírus, a primeira dica é sempre instalar aplicativos de lojas oficiais, como Google Play ou App Store.

Caso você tenha instalado aplicativos de fontes duvidosas, é preciso desinstalá-los, objetivando a redução dos anúncios. E existe uma maneira bem simples para fazer isso.

Veja como desinstalar aplicativos de origem duvidosa

Clique em configurações em seu aparelho e abra a pasta Apps, clicando posteriormente no programa e no botão desinstalar.

tutorial anúncios indesejados

Desative permissões de aplicativos suspeitos

Outra dica para você se livrar dos malwares é analisar se existem aplicativos em pastas com permissões sem validade, o que pode influenciar em vulnerabilidades no sistema do seu aparelho.

Você pode checar e modificar permissões indo em Configurações, tocando novamente em Apps e Gerenciar permissões. Nesse local será possível modificar quais apps têm permissões de acesso ao armazenamento, câmera, localização e contatos.

tutorial

Instale um antivírus em seu smartphone

Antivírus também devem ser utilizados nos sistemas operacionais dos smartphones, como Android. Eles são programas de segurança com capacidade para identificarem malwares em tempo real, sendo uma boa opção para você manter seus aplicativos protegidos, o que ajuda na remoção dos anúncios.

Procure um antivírus de credibilidade e que tenha boas recomendações no quesito de detectar ameaças, evitando golpes de phishing.

Confira o aplicativo com atividade recente

Ao checar as atividades recentes no seu celular, você também poderá observar quais aplicativos estão enviando anúncios indesejados, tendo em vista que eles rodam em segundo plano.

Para isso, vá em Configurações e clique em Apps. Na sequência, abra aplicativos e notificações e observe como se comportaram os que foram abertos recentemente.

tutorial

Analise notificações de sites

Outra dica é analisar os sites e páginas da web que têm permissões para exibir notificações no navegador do seu smartphone.

Nesse sentido, abra o Chrome e clique no ícone reticências (três pontinhos) que fica no lado direito, parte superior da tela do seu aparelho. Vá em Configurações e depois em Notificações. Deslize a tela para baixo e clique em Sites, desativando as opções de permissão de envio de notificações dos sites que podem ser suspeitos.

tutorial

Seguindo as nossas dicas, certamente você manterá os malwares bem longe do seu aparelho, tendo uma conexão rápida e sem os infortúnios causados por anúncios indesejados.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Aprenda como fugir dos malwares que exibem anúncios na tela do smartphone apareceu primeiro em Olhar Digital.

Desenvolvido por Direto na Web