Butantan relata resultados positivos da vacina única contra Covid-19 e influenza

Na última quinta-feira (3) O Instituto Butantan anunciou os primeiros resultados da sua vacina única que age contra a Covid-19 e a influenza. A organização afirmou que os resultados foram “muito promissores”.

O Instituto relatou que o imunizante foi capaz de produzir anticorpos reagentes às três cepas do vírus influenza (H1N1, H3N2 e B) assim como ao vírus SARS-CoV-2. O diretor e Produção do Butantan, Ricardo Oliveira, aponta que os estudos ainda são iniciais, mas já vê possibilidade de começar os testes clínicos.

Leia também!

“O que facilita o processo é que estamos misturando produtos bem conhecidos pelo Butantan: a vacina da influenza, que temos conhecimento de muitos anos, e a ButanVac, que apesar de recente, usa a mesma plataforma da influenza”, contou o diretor.

O pesquisador científico do Centro BioIndustrial do Butantan, Paulo Lee Ho, explica que a vacina combinada deu indícios de que pode ter uma resposta imune ainda mais robusta e duradoura do que as vacinas atuais.

“Os resultados são excelentes porque a gente vê que funciona, e estamos vendo que a resposta está muito melhor porque estamos incluindo um adjuvante, que produz uma proteção muito mais eficaz contra os dois antígenos”, afirmou.

Lote com insumos coronavac
Butantan relata resultados positivos da vacina única contra Covid-19 e influenza. (Foto: rafapress/Shutterstock)

“[A inclusão do adjuvante] melhora a resposta não só em quantidade, mas em qualidade de anticorpos. O estudo indica que essa inclusão pode aumentar o tempo de produção desses anticorpos e que a resposta imune pode durar muito mais, ser mais efetiva sem alterar a segurança”, apontou Lee Ho.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Butantan relata resultados positivos da vacina única contra Covid-19 e influenza apareceu primeiro em Olhar Digital.

Desenvolvido por Direto na Web