Chanceleres de Rússia e Ucrânia vão se reunir na Turquia

(ANSA) – Os ministros das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e da Ucrânia, Dmytro Kuleba, vão se reunir em Antália, na Turquia, no próximo dia 10 de março, informou o chanceler turco Mevlut Cavusoglu nesta segunda-feira (7).

“O encontro será realizado de maneira trilateral, também eu participarei”, disse o ministro à agência de notícias estatal Anadolu. Assim como outras nações do mundo, Ancara também tenta mediar negociações de paz entre os dois governos por conta de sua proximidade com ambos. Apesar de condenar a invasão russa e fechar seus portos para a passagem de embarcações do país, o governo de Recep Tayyip Erdogan informou que não irá aderir às sanções aplicadas por muitos países ocidentais contra Moscou.

Leia também:

Essa será a primeira vez que os chanceleres dos dois países se encontrarão desde que o ataque russo contra a Ucrânia começou, em 24 de fevereiro, e a reunião também é anunciada horas antes da terceira rodada de negociações entre delegações dos dois países.

O encontro é um sucesso dos turcos depois da fracassada tentativa de reunir os presidentes das duas nações, Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky, antes do conflito bélico ser deflagrado – em reunião que também tentou ser marcada por outras nações europeias, como Itália, França e Alemanha.

Além da Turquia, Israel tenta organizar tratativas de paz entre as duas nações e, segundo declaração do embaixador ucraniano no país, Yevgen Kornichuck, nesta segunda-feira, Jerusalém pode ser a sede de uma reunião de alto nível para tentar encerrar a guerra. (ANSA).

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.

The post Chanceleres de Rússia e Ucrânia vão se reunir na Turquia appeared first on InfoMoney.

Desenvolvido por Direto na Web