Code Verify: Meta lança extensão para deixar WhatsApp Web mais seguro

A Meta anunciou na última quinta-feira (10) o lançamento do Code Verify, uma nova extensão para navegadores web para garantir mais segurança ao WhatsApp em sua versão web. De acordo com a empresa, o objetivo da extensão é dificultar o caminho de golpistas para invadir contas no aplicativo.

O Code Verify tem a função de verificar automaticamente a autenticidade de um código do WhatsApp Web no momento em que ele está sendo vinculado no navegador web. Segundo a empresa, esse é um passo a mais na segurança do aplicativo, que já é bastante seguro em sua versão para download.

Aumento da segurança

Em comunicado, a empresa afirmou que quando se trata de um aplicativo que é baixado e instalado, aplicativos web, em geral, são vinculados diretamente aos usuários. Este processo exclui a necessidade de que um terceiro precise revisar e auditar o código, diminuindo a segurança.

“Existem muitos fatores que podem enfraquecer a segurança de um navegador da Web que não existem no espaço do aplicativo móvel, como extensões do navegador”, declarou a empresa. “Esperamos que o Code Verify dê tranquilidade aos usuários em risco”, completou a nota.

Leia mais:

A função do Code Verify tem a função de autenticar se a versão do WhatsApp Web que está sendo acessada é ou não legítima. Além disso, a extensão verifica se não se trata de uma página falsa ou um vírus presente no computador que possam roubar os dados do WhatsApp da pessoa.

Como a extensão funciona

Extensão conta com uma tabela de cores para informar sobre o status da segurança da conexão. Crédito: Meta/Divulgação

O Code Verify compara um algoritmo que mapeia códigos em execução no navegador com um hash mantido por uma empresa terceira, a Cloudflare. Na realidade, não há nenhuma novidade no processo, apenas o fato de um Code Verify realizá-lo de forma automatizada.

Caso haja alguma inconsistência, o usuário será avisado sobre ela por meio da extensão, que conta com um sistema de cores para mostrar se há algum problema. O verde representa funcionamento normal, laranja, que pode haver algum problema, e vermelho, que realmente existe uma falha.

O Code Verify já está disponível nas lojas de extensões do Chrome, Edge e Firefox e, de acordo com o WhatsApp, não registra os dados ou compartilha informações pessoais com a plataforma. Além disso, a extensão não lê ou acessa as mensagens enviadas ou recebidas pelo usuário.

Via: UOL

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Code Verify: Meta lança extensão para deixar WhatsApp Web mais seguro apareceu primeiro em Olhar Digital.

Desenvolvido por Direto na Web