Com ações em alta, o que 3R Petroleum (RRRP3) e PetroRio (PRIO3) prometem realizar em 2022 no setor de petróleo?

poços de petróleo em Talf, na Califórnia

A alta sucessiva do preço do barril de petróleo, com a invasão na Ucrânia pela Rússia – terceiro maior produtor de petróleo do mundo –, levou as ações do setor na bolsa a se valorizarem nos últimos pregões, como foi o caso de Petrobras (PETR3;PETR4), 3R Petroleum (RRRP3), PetroRio (PRIO3) e PetroRecôncavo (RECV3).

Das quatro empresas, por enquanto, somente a PetroRecôncavo ainda vai apresentar seu balanço de 2021 e suas estimativas para o ano – a divulgação será feita em 22 de março. As outras três petrolíferas já apresentaram seus planos para esse ano.

A PetroRio, que desenvolve projetos na Bacia de Campos, informou que inicia neste mês perfuração de um poço produtor no Campo de Frade. No relatório de resultados da empresa, dos 11 milhões de barris vendidos no ano passado, metade havia sido extraída desse campo, que agora entra em campanha de ampliação.

Leia também

Outra metade dos 11 milhões de barris vendidos saiu do cluster Polvo e Tubarão Martelo. Esse cluster, em 2021, realizou uma operação conhecida como tieback, que interliga um reservatório de petróleo a uma plataforma já em operação visando cortar custos. A PetroRio trabalha esse ano para dar estabilidade operacional ao cluster.

A empresa também segue em negociação de aquisição com a Petrobras sobre os campos de Albacora e Albacora Leste, em águas profundas. Por fim, a PetroRio trabalha na aprovação do plano de desenvolvimento do Campo de Wahoo junto a Agência Nacional de Petróleo (ANP), com início da operação do polo para 2024. Nesse novo campo estão previstos quatro poços produtores.

3R Petroleum mira finalizar aquisição de três polos petrolíferos

A 3R Petroleum desenvolve operações onshore, nearshore e offshore no Rio Grande do Norte, Bahia e Espírito Santo. Em janeiro desse ano, a empresa concluiu a aquisição do cluster Potiguar, colocando-a entre as maiores produtoras de petróleo da América Latina.

No ano passado, a empresa já havia realizado a conclusão da aquisição dos campos de Rio Ventura (BA) e Areia Branca e Sanhaçu (RN).

Nas guidances anunciadas para esse ano, além da execução dos planos de redesenvolvimento dos ativos em operação, a 3R Petroleum concentra foco na finalização da aquisição junto a Petrobras dos polos petrolíferos de Recôncavo (BA), Fazenda Belém (RN) e Peroá (ES).

Leia também

Cautela sobre a Petrobras

Com a política de preços do combustível na pauta em Brasília, analistas de mercado avaliam a condição da Petrobras (PETR3;PETR4), em meio à alta do petróleo, em situação mais complexa, embora as ações da estatal estejam também valorizadas.

Na apresentação que fez de seus resultados em 2021 e as orientações para 2022, a empresa reportou uma maior demanda de derivados de petróleo em janeiro e fevereiro desse ano, assim como havia ocorrido no final do ano passado.

Porém, a Petrobras descartou aumentar a produção de petróleo imediatamente. Segundo a empresa, os investimentos previstos para esse ano já são elevados, o que não haveria espaço para antecipação de capex.

A Petrobras ressaltou ainda que a construção de FPSOs (unidades flutuantes de armazenamento e transferência instaladas no pré-sal, onde está 70% da produção da empresa) levam quatro anos e isso também impede aumento repentino de produção.

Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.

The post Com ações em alta, o que 3R Petroleum (RRRP3) e PetroRio (PRIO3) prometem realizar em 2022 no setor de petróleo? appeared first on InfoMoney.

Desenvolvido por Direto na Web