featured-image

Com novo lançamento, SpaceX supera marca de 2 mil satélites Starlink no espaço

A SpaceX superou a marca de 2 mil satélites Starlink, levados à baixa órbita da Terra (LEO) na manhã da última terça-feira (9). A missão Starlink 4-10 foi lançada às 10h45 (horário de Brasília) e levou, a bordo de um foguete Falcon 9, 48 satélites do serviço de internet da empresa de Elon Musk.

A ocasião marcou o 10º lançamento feito pela companhia sediada no Texas (EUA), que depois de ontem, chegou à média de um novo lançamento a cada 6,8 dias. Vale lembrar que a SpaceX já manifestou, em documento oficial, a intenção de chegar a 52 voos em 2022.

Leia também


Grupos meteorológicos indicavam um clima favorável de 80% para a execução da missão. Na manhã do referido dia, essa métrica se manteve inalterada, permitindo a continuidade do lançamento, que partiu do Complexo de Lançamento 40 localizado na base da Space Force no Cabo Canaveral, na Flórida.

Minutos depois, o primeiro estágio do foguete se separou da carga e retornou à Terra, pousando verticalmente sobre o navio-drone A Shortfall Of Gravitas (ASOG), posicionado 635 km mar adentro.

O interessante é que, neste lançamento, a SpaceX executou uma manobra conhecida como “dogleg”. Basicamente, o Falcon 9 levantou voo, mantendo-se em relativa proximidade à região das Bahamas, redirecionando-se para o Sul quando se viu fora do alcance de qualquer pedaço de terra. Essa manobra é normalmente executada no intuito de posicionar artefatos em uma região orbital sem que o foguete lançado sobrevoe áreas populadas.

Falando no Falcon 9, o propulsor que executou este foi o B1052, que concluiu, com este lançamento, a sua quarta missão bem sucedida. Pela primeira vez em sua história, a SpaceX superou 2 mil satélites em operação simultânea.

Ainda em março de 2022, a SpaceX tem mais duas missões confirmadas: a Starlink 4-12, que novamente levará outra leva de satélites para o espaço; e a Ax-1, a primeira missão privada em direção à Estação Espacial Internacional (ISS), que a empresa vai operar em nome da Axiom.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Com novo lançamento, SpaceX supera marca de 2 mil satélites Starlink no espaço apareceu primeiro em Olhar Digital.

Desenvolvido por Direto na Web