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Confirmado para o Brasil, Mégane E-Tech recebe classificação máxima de segurança Euro NCAP

O elétrico Renault Mégane E-Tech conseguiu a classificação máxima de segurança na Europa, depois de pontuar 85% para proteção de ocupantes adultos. Para proteção ocupacional infantil, o veículo da montadora francesa foi ainda melhor, com 88%.

Já com relação à pontuação para usuários vulneráveis da estrada (ou seja, pedestres, ciclistas e demais indivíduos na pista), o Mégane E-Tech recebeu 65%, alcançando também 79% para requisitos de assistência à segurança. Com isso, o veículo elétrico foi considerado de “5 estrelas” no European New Car Assessment Programme (Euro NCAP).

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Estrutura rígida do Mégane E-Tech


Para as pontuações de segurança dos ocupantes conquistadas pelo Mégane E-Tech, foram considerados critérios como a carroceria muito rígida e seus sete airbags. Também foram observados os 26 Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS) – responsáveis pela alta pontuação em assistência à segurança.

Os recursos ADAS são divididos em três categorias: condução, estacionamento e segurança. Adições de destaque são o Active Driver Assist, que agora é classificado como autonomia de veículo de Nível 2 – junto aos critérios de padronização da Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE).

Tais recursos no veículo da Renault combinam controle de cruzeiro adaptativo contextual com “Stop & Go”, Lane Keeping Assist e Rear Automatic Emergency Braking (assistente de permanência em faixa e frenagem automática de emergência, que também funciona em marcha a ré). O sistema fornece inicialmente um aviso visual e sonoro, com os freios acionados automaticamente caso o motorista não reaja.

Segurança do Mégane em QR Code

Outra inovação considerada foi o limitador de velocidade inteligente, que usa uma câmera frontal e o sistema de navegação para determinar a configuração e o ajuste de limites o mais rápido possível. Saída Segura do Ocupante (OSE, que avisa se um veículo, moto ou ciclista se aproxima ao abrir a porta do carro) e QR Code afixado no para-brisas foram mais atributos importantes para a classificação máxima do Mégane E-Tech.

Este último recurso, basicamente, serve para ser escaneado por equipes de resgate em caso de acidentes, revelando localização da bateria e airbags. O uso do QR Code pode economizar até 15 minutos no tempo necessário para um ocupante ser retirado do veículo em situações de emergência.

O Renault Mégane E-Tech já está sendo vendido na Europa e está confirmado para chegar ao Brasil, mas não há ainda informações sobre data oficial – nem sobre versões e valores de venda por aqui. Suas configurações para o mercado europeu trazem duas opções: 96 kW (130 cv) e 25,5 kgfm, bateria de 40 kWh e autonomia de 300 km; 160 kW (218 cv) e 30,6 kgfm, bateria de 60 kWh e até 470 km de alcance. Sua aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,4 segundos.

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