Covid-19: nova vacina é capaz de proteger contra Ômicron e outras variantes

A Universidade de Medicina de Vienna, na Áustria, criou uma nova vacina contra a Covid-19 que é eficaz contra todas as variantes conhecidas, inclusive a Ômicron. De acordo com os pesquisadores, o imunizante tem alvos diferentes dos já disponibilizados no mercado.

A nova vacina tem como foco os domínios de ligação ao receptor (RBD) do vírus SARS-CoV-2 e induziu um RBD-2 robusto e uniforme, um tipo de resposta de anticorpos IgG que foi notada nos testes feitos em animais e em humanos.

Leia também!

Este novo tipo de resposta de anticorpos impede que o vírus da Covid-19 se encaixe ou entre nas células do organismo, fazendo com que a infecção pela doença não aconteça.

A vacina é baseada em uma proteína de fusão estruturalmente dobrada que consiste em dois domínios de ligação ao receptor (RBD) do SARS-CoV-2 e o antígeno PreS da hepatite B, que funcionam como carregadores imunológicos, fazendo a resposta imune ser ainda mais forte.

“A vacina PreS-RBD tem o potencial de induzir imunidade esterilizante a variantes antigas e novas do SARS-CoV-2, prevenindo a infecção, interrompendo a replicação e transmissão viral através da inibição da entrada do vírus celular”, disse o autor do estudo, Rudolf Valenta.

Durante a pesquisa, os desenvolvedores da vacina compararam seu poder de neutralização com quem recebeu outro imunizante. Foi possível descobrir que a nova vacina teve uma maior capacidade neutralização da Covid-19 do que as outras.

Covid-19: nova vacina é capaz de proteger contra Ômicron e outras variantes. Imagem: Mongkolchon Akesin/Shutterstock

“Nossos dados nos dão motivos para esperar que esse antígeno de vacina à base de proteína prontamente produzível seja eficaz contra todas as variantes do SARS-CoV-2 conhecidas até o momento, incluindo o Ômicron”, disse o pesquisador.

“A vacina foi projetada para permitir que injeções repetidas criem imunidade esterilizante sustentada, é adequada para uso em todas as idades e grupos de risco e parece ser superior às vacinas atualmente disponíveis quando se trata de induzir anticorpos neutralizantes”, concluiu.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Covid-19: nova vacina é capaz de proteger contra Ômicron e outras variantes apareceu primeiro em Olhar Digital.

Desenvolvido por Direto na Web