Covid-19: variante delta ‘de humanos’ é encontrada em gata nos EUA

A variante delta do vírus da Covid-19 foi encontrada em uma gata doméstica do estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Até o momento, este é o primeiro e único caso registrado desta variante infectando um felino doméstico em solo estadunidense.

Ao sequenciar o genoma do vírus encontrado na gata, uma equipe de pesquisadores da Universidade da Pensilvânia (UPenn) descobriu que o vírus encontrado no animal é quase igual ao que circula em humanos. Isso pode representar que o animal pegou Covid-19 do tutor, que também foi infectado pelo vírus.

Gata apresentou sintomas gastrointestinais

A gata em questão, que tem 11 anos de idade, foi levada para o Hospital Veterinário Ryan, que é parte da universidade. O animal apresentava sintomas gastrointestinais. O tutor havia se isolado do animal por 11 dias, enquanto estava com a Covid-19, neste período, a gata foi cuidada por uma outra pessoa.

Após obter uma sequência completa do genoma do vírus encontrado na gata, os pesquisadores notaram que se tratava da variante delta. Porém, não foi possível coletar amostras do tutor do animal, por conta disso, não é possível cravar que se a gata foi ou não infectada por seu tutor.

Vírus parecido com o nosso

Representação gráfica do SARS-CoV-2
Vírus sequenciado na gatinha era muito similar ao que circulava na Pensilvânia na época do diagnóstico. Imagem: Kateryna Kon/Shutterstock

No entanto, foi possível notar que o vírus sequenciado pelos pesquisadores era o mesmo que circulava nas pessoas naquela região da Pensilvânia naquela época. Com isso, foi possível concluir que se tratava de um vírus bastante similar ao dos humanos, e não uma linhagem especial de “Covid de felinos”.

“Quando analisamos uma amostragem aleatória de sequências humanas de nossa área geográfica, não havia nada dramaticamente diferente na amostra do nosso gato”, disse a autora do estudo, Elizabeth Lennon. A pesquisadora é professora assistente da Escola de Medicina Veterinária da UPenn.

Um vírus adaptável

Desde o início da pandemia da Covid-19, o vírus já se mostrou bastante, digamos, adaptável, e já foi encontrado em uma série de animais, como cães, hamsters, macacos e até tigres. Isso leva a uma preocupação de que novas variantes possam surgir nos pets e pular para humanos.

Leia mais:

“O Sars-CoV-2 tem uma gama de hospedeiros realmente incrivelmente ampla”, disse Lennon. “O que isso significa para mim é que, como o Sars-CoV-2 continua prevalecendo na população humana, precisamos observar o que está acontecendo em outras espécies animais também”, completou ela.

Vale ressaltar que a infecção na gata da Pensilvânia só foi identificada quando os pesquisadores fizeram testes em sua matéria fecal. O exame de swab nasal até foi feito no animal, porém, através deste método, não foi revelada nenhuma infecção.

Via: UPI

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Covid-19: variante delta ‘de humanos’ é encontrada em gata nos EUA apareceu primeiro em Olhar Digital.

Desenvolvido por Direto na Web