Crianças de 5 anos saem do grupo de prioridades da vacinação contra a gripe

A campanha de vacinação contra a gripe de 2022 não terá crianças com 5 anos ou menos nos grupos de prioridade. A decisão partiu do Ministério da Saúde em parceria com os estados e municípios do Brasil. O número de doses da vacina contra a gripe não foi ajustado e o Sistema Único de Saúde (SUS) ofertará cerca de 80 milhões de doses para os municípios e estados. A pasta da Saúde espera vacinar cerca de 76,5 milhões de pessoas neste ano, incluindo gestantes, trabalhadores da saúde, idosos e crianças entre seis meses e cinco anos.

Leia também!

O Ministério da Saúde aponta que as crianças retiradas do grupo prioritário podem se vacinar após a imunização das prioridades. A pasta diz ainda que as crianças de seis meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida em anos anteriores, devem tomar apenas uma dose da vacina em 2022.

Enquanto aquelas crianças que nunca tomaram a vacina contra a gripe, ao tomar a primeira dose, devem agendar a segunda dose para os próximos 30 dias.

Em entrevista à CNN, o presidente do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, Marco Aurélio Sáfadi, relata que está decisão do Ministério da Saúde é um retrocesso, pois a ideia é expandir a vacinação e não diminuir.

influenza gripe
Crianças de 5 anos saem do grupo de prioridades da vacinação contra a gripe. Imagem: Shutterstock

A ex-coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), Carla Domingues, aponta que essa diminuição do grupo prioritário deixará cerca de 3 milhões de crianças expostas ao vírus da gripe.

A Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas (ABCVAC) diz estar preocupada com a decisão do Ministério da Saúde e que, além disso, também informa que há baixa quantidade de doses da vacina contra a gripe.

A entidade explica que após o surto de influenza que aconteceu no final de 2021 e no início deste ano, espera-se que a busca pela vacina seja maior, mas as doses disponibilizadas pela indústria podem não atender o mercado.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Crianças de 5 anos saem do grupo de prioridades da vacinação contra a gripe apareceu primeiro em Olhar Digital.

Desenvolvido por Direto na Web