Deltacron: dois casos foram confirmados no Brasil, diz Saúde

O Ministério da Saúde confirmou dois casos da deltacron no Brasil nesta terça-feira (15), um no Pará e outro no Amapá. O nome deltacron é utilizado para uma variante que mistura a Delta com a Ômicron. A cepa ainda é investigada e ainda não há dados de que seja capaz de causar uma infecção mais grave da Covid-19.

“Essa variante que seria uma junção da omicron com a delta, né? Deltacron, que tem mais na França e alguns outros países da Europa. Nosso serviço de vigilância genômica já identificou dois casos no Brasil. Um no Amapá, outro no Pará. E nós monitoramos todos esses casos, isso é fruto do fortalecimento da capacidade de vigilância genômica no Brasil”, disse o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para jornalistas.

“É uma variante de importância, que requer o monitoramento. Então as variantes são classificadas como variantes de importância, variantes de preocupação, e as autoridades sanitárias estão aqui para, diante dessas situações, tranquilizar a população brasileira”, completou Queiroga.

Entenda a Deltacron

A primeira evidência mais sólida de um vírus que combina Delta e Ômicron foi divulgada pelo Instituto Pasteur, da França, onde um time de pesquisadores fizeram o sequenciamento genético completo do vírus para o GISAID, um banco de dados internacional com o objetivo de centralizar as sequências genéticas de todas as variantes da Covid-19.

A diretora técnica da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove, falou que a entidade está ciente da nova variante, que inclusive já foi identificada em três países europeus.

Leia mais:

“Estamos cientes disso, é uma combinação das variantes Delta e Ômicron. Foi detectada na França, na Holanda e na Dinamarca. Isso era algo esperado dado que há uma intensa circulação dessas variantes”, explicou durante coletiva de imprensa da OMS.

De acordo com a especialista, em países da Europa a variante Delta continuava circulando quando surgiu a variante Ômicron, o que pode ter ajudado na recombinação. Além disso, a epidemiologista disse que ainda não foi identificado nenhum grau maior de severidade da infecção pela nova variante, e que neste momento, pesquisas e estudos estão em andamento.

O post Deltacron: dois casos foram confirmados no Brasil, diz Saúde apareceu primeiro em Olhar Digital.

Desenvolvido por Direto na Web