Direcional (DIRR3) considera focar mais no produto popular, por conta de cenário de alta dos juros

A construtora Direcional (DIRR3) observa uma maior cautela entre os clientes do segmento de média renda por conta do aumento dos juros e o esperado recuo do crédito imobiliário.

Durante teleconferência com analistas, Ricardo Gontijo, CEO da Direcional, disse que, devido ao “incremento da taxa de juros”, a empresa tem “sido mais cautelosa no segmento de SBPE”.

O segmento de SBPE é o mercado imobiliário atendido por linhas de financiamento de imóveis oferecidas por instituições financeiras públicas e privadas. A subsidiária da Direcional, a Riva, atende públicos de rendas média e média-alta, justamente as que se utilizam do SBPE.

As declarações foram dadas por conta da divulgação do balanço da Direcional (DIRR3) do 4º trimestre, quando apurou lucro 25,6% maior na base anual.

Após operaram em momentos de alta, às 15h15 as ações da Direcional (DIRR3) recuavam 1,35%.

Direcional no Programa Casa Verde e Amarela

O executivo afirmou que o segmento de produtor popular, atendido pela marca Direcional e forte atuação no programa Casa Verde e Amarela, tem “mais resiliência” na demanda nesse momento e deve ser o foco.

Em 2021, os lançamentos da mineira Direcional totalizaram R$ 3,1 bilhões em VGV (valor geral de vendas), sendo que a contribuição da Riva, com cerca de dois anos de existência, foi responsável por mais de 40% dos lançamentos do ano, alcançando R$ 1,3 bilhão em VGV.

Custos subindo nos próximos meses

Ricardo Gontijo disse ainda na apresentação do balanço do 4T21, que o último trimestre do ano passado “houve um arrefecimento” nos custos.

“Daqui pra frente, com esse cenário de custos mais elevados, conviveremos com isso ao longo do ano. Os primeiro, segundo e terceiro trimestres (de 2021) foram mais fortes nos custos. O quarto foi bem mais calmo. Mas essa reversão não é tendência daqui em diante”, disse.

O executivo mantém projeções de inflação nos orçamentos. “A questão na (guerra na) Ucrânia, aumento de combustível, acredito que a gente tenha nos próximos meses custos subindo, que temos que monitorar”.

No balanço de 2021, a empresa destacou que no processo de acompanhamento dos orçamentos dos projetos, buscou manter o rigoroso controle dos custos previstos.

“Contando com a realização de reuniões mensais para monitorar o andamento do budget, identificamos e ajustamos, quando necessário, os orçamentos das obras tempestivamente. Além disso, desde a fase de análise de viabilidade de cada produto, nossos orçamentos incorporam uma previsão esperada para a inflação, de modo a tentar minimizar impactos decorrentes de alterações na dinâmica macroeconômica”, relatou.

Equívocos do mercado

O CEO da Direcional criticou na abertura da teleconferência as “análises (feitas por analistas de mercado) ao longo dos últimos dias de preço médio de lançamento e venda de nossa empresa”. Segundo ele, “isso é completamente equivocado”.

Ele justificou que “na Direcional, nós temos um mix de produtos que pode variar dos grupos 1, 2 e 3 do programa Casa Verde e Amarela; além disso, nos temos a operação da Riva”.

E seguiu: “Aqui dentro, nos ajustamos nosso produtos e lançamentos em função dos segmentos onde vemos oportunidades, atratividades e retornos. Então, quando se analisa dados trimestrais, pode haver diferenças de preços médios tanto de lançamento quanto de vendas, em função do mix lançado e vendido”.

O CEO da Direcional comentou ainda que “o importante é deixar claro que em todos esses segmentos, que a margem bruta é muito parecida, com exceção da Riva, onde a necessidade de capital, em geral, é maior do que do programa Casa Verde e Amarela”.

“Não é o preço médio de venda por trimestre que vai dizer a margem bruta esperada”, ressaltou.

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