DirectStorage vai acelerar o carregamento de games no Windows 10 e 11

A Microsoft anunciou hoje que games para Windows vão contar com DirectStorage a partir de agora. O DirectStorage é uma tecnologia de carregamento rápido de jogos introduzida nos consoles Xbox Series X e S. A Microsoft revelou em 2020 que iria disponibilizar a API DirectStorage no Windows, permitindo que games de PCs usem a tecnologia.

Segundo a Microsoft, as API de armazenamento atuais não estão otimizadas para os métodos de carregamento de jogos modernos. Isso cria um congestionamento de dados que faz o carregamento demorar mais, mesmo para quem tem SSD NVMe. E tem outra coisa: a maioria dos dados dos jogos precisam ser descompactados antes de serem mandados para GPU para serem renderizados. O DirectStorage resolve esses problemas processando várias solicitações de E/S em lotes, acelerando todo o processo.

Este ano será lançado um dos primeiros jogos com DirectStorage, o Forspoken da Square Enix, que chega para Windows e PS5 em outubro.

Com a liberação da API, outros desenvolvedores agora podem começar a incorporar a tecnologia, o que significa que ainda vai demorar um pouco para ver mais jogos usado DirectStorage. Mas vale apontar que o Windows 11 desbloqueia todo o potencial da tecnologia, mas até gamers que ainda usam o Windows 10 serão beneficiados com a mudança.

Leia mais:

A Microsoft vai apresentar o DirectStorage na GDC no dia 22 de março, dando dicas e truques para que os desenvolvedores comecem a usar a tecnologia. A desenvolvedora Luminous também deve falar sobre como integrou o DirectStorage no Forspoken no mesmo dia.

Via: Engadget

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post DirectStorage vai acelerar o carregamento de games no Windows 10 e 11 apareceu primeiro em Olhar Digital.

Desenvolvido por Direto na Web