Erupção de vulcão na Guatemala causa a evacuação de 500 moradores por segurança

Uma erupção ocorrida no Volcán de Fuego (“Vulcão de Fogo”) na Guatemala fez com que serviços de emergência evacuassem cerca de 500 moradores da região imediata da montanha. O fluxo de lava estava progredindo em direção a uma região que, em 2018, já havia sido assolada por outra erupção.

De acordo com a agência governamental que cuida de desastres naturais no país, diversos abrigos foram levantados perto da cidade de Escuintla para abrigar os residentes e seus familiares, que apesar de quase não terem tempo de juntar alguns pertences, ficaram todos bem e não correram risco de morte. Segundo a mesma agência, em torno das 3h00 desta quarta-feira (9), a atividade vulcânica já havia diminuído.

Leia também

Erupção no Volcán de Fuego, na Guatemala, são relativamente esperadas devido à sua intensa atividades, como na imagem, em 1974
Erupção no Volcán de Fuego, na Guatemala, são relativamente esperadas devido à sua intensa atividades, como na imagem, em 1974 (Imagem: Wikimedia Commons/Reprodução)

“Os sensores sísmicos e acústicos confirmam que a atividade ainda persistente na cratera consiste de pequenas explosões e estouros que ainda podem gerar algumas avalanches, principalmente em direção das áreas com barrancos”, disse o Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia da Guatemala.

De acordo com a mídia internacional, um dos abrigos – uma academia de musculação convertida – recebeu diversos colchões e mantimentos para assegurar uma permanência sadia dos refugiados, enquanto estes ainda aguardam a autorização para retornarem para suas casas.

A erupção do Volcán de Fuego não é inesperada pelos moradores da Guatemala: a montanha de quase 3,8 mil metros (m) de altura é uma das mais ativas da América Central, além de ser a protagonista de uma erupção que, em 2018, matou 194 pessoas, e deixou outras 234 desaparecidas.

O problema deste vulcão específico, no entanto, não é o risco de uma explosão piroclástica (o tipo de erupção onde a lava é “cuspida”), mas sim o “lahar”, um subproduto de áreas vulcânicas que consiste, basicamente, da mistura da lava com cinzas, rocha, lama e outros destroços: esse composto é consistente o suficiente para soterrar edifícios e cidades inteiras.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Erupção de vulcão na Guatemala causa a evacuação de 500 moradores por segurança apareceu primeiro em Olhar Digital.

Desenvolvido por Direto na Web