Governo digitalizou mais de 1600 serviços públicos em três anos

Em três anos, 1.666 serviços públicos foram transformados em digitais e podem ser acessados pela internet na plataforma gov.br. A facilidade na hora de solicitar algo, como a carteira digital de trânsito ou seguro-desemprego, é benéfica para a vida dos brasileiros e faz com que não tenham que se deslocar para realizar o requerimento, economizando tempo e dinheiro.

De acordo com o Ministério da Economia, do total de 4.900 serviços oferecidos, 73% já estão digitalizados e já chega a 122 milhões o número de pessoas que possuem cadastrado o login único do gov.br, o que facilita a vida do usuário. Isso permite que seja memorizado apenas um login e uma senha e não tenha que preencher os diversos cadastros, ou seja, salva nomes de usuário e senhas diferentes para cada site e aplicativo dos órgãos públicos.

O propósito de levar serviços públicos ao cidadão na versão digital faz parte da Estratégia de Governo Digital para o período de 2020 a 2022, buscando oferecer políticas públicas e também serviços de melhor qualidade, de forma mais simples, acessível a qualquer hora e lugar e com custo menor para todos.

Aplicativo Gov.br
Imagem: Karoline Albuquerque/Olhar Digital

Leia mais:

Por exemplo, a carteira de trabalho digital começou a ser fornecida no mesmo dia da solicitação, e antes demorava em torno de 17 dias no modelo físico do documento. Para este ano, a meta do Governo Federal é chegar a 100% dos serviços do gov.br digitalizados e ainda ampliar o número de usuários da plataforma, segundo o Ministério da Economia.

Além disso, os serviços mais acessados no gov.br são: sacar o abono salarial, consultar CPF, obter a carteira de trabalho, obter o certificado nacional de vacinação Covid-19, solicitar certidão para saque de PIS/Pasep/FGTS e obter passaporte.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Fonte: Governo do Brasil

O post Governo digitalizou mais de 1600 serviços públicos em três anos apareceu primeiro em Olhar Digital.

Desenvolvido por Direto na Web