Guerra provoca boom de busca de ucraniano no Duolingo

O Duolingo, maior plataforma de aprendizado de idiomas do mundo, apontou um aumento exponencial na procura pelo ucraniano depois do início da ofensiva russa contra a Ucrânia. De acordo com a plataforma, o número de alunos do idioma cresceu 260% desde o início do conflito.

De acordo com o Duolingo, o ucraniano subiu mais de 10 posições no ranking mundial de idiomas dentro do aplicativo, conquistando a 21ª posição entre os cursos mais populares. O russo, idioma do outro lado do conflito, também vem sendo muito procurado, e já conquistou o 8º lugar no ranking.

Americanos e poloneses no topo do ranking

Grande parte dos refugiados ucranianos têm fugido em direção à Polônia. Crédito: Janossy Gergely/Shutterstock

Entre os novos alunos de ucraniano, os americanos estão no topo da lista, seguidos pelos poloneses, que passaram de 5º para 2º. Este aumento de interesse tem se dado, provavelmente, pelo fato de a Polônia ser o principal destino dos refugiados ucranianos que estão fugindo da guerra.

A crescente no número de novos alunos de russo pode ser um reflexo de parte considerável de ucranianos serem falantes de Russo. A região de Donbass, inclusive, que faz parte da Ucrânia, mas foi reconhecida por Vladimir Putin como dois países independentes (Donetsk e Luhansk) fala predominantemente russo.

Leia mais:

Isso também se reflete no acesso ao Duolingo, em que cerca de metade dos usuários na Ucrânia utilizam a versão russa da plataforma. Isso se dá porque a interface russa do aplicativo possui mais cursos disponíveis para os falantes de russo do que para os falantes de ucraniano.

Ações do Duolingo na Ucrânia

Para oferecer ajuda, no entanto, o Duolingo isentou os ucranianos das taxas do Duolingo English Teste (DET), que é o teste de proficiência da plataforma, por meio de bolsas de estudo. A plataforma também congelou as ofensivas nas lições para os estudantes da Ucrânia, para que eles não percam seu progresso.

Para aprender ucraniano no Duolingo, o usuário precisa ser um falante de inglês, ao cumprir este requisito, o curso deste idioma é oferecido gratuitamente.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Guerra provoca boom de busca de ucraniano no Duolingo apareceu primeiro em Olhar Digital.

Desenvolvido por Direto na Web