Imposto de Renda: primeiro lote da restituição será pago em maio

Como informamos aqui no Olhar Digital, os contribuintes que enviam a sua declaração do Imposto de Renda nos primeiros dias aumentam as chances de receber a restituição já nos primeiros lotes. O primeiro deles, voltado principalmente para pessoas com prioridade no pagamento, como idosos, deficientes ou pessoas com doença grave, será liberado no dia 31 de maio.

Celular com a logo da Receita Federal em cima de um calendário
Os pagamentos da restituição serão divididos de maio a setembro em cinco lotes. Imagem: rafapress/Shutterstock

Os pagamentos, segundo a Receita Federal, vão até o mês de setembro. Vale ressaltar que a restituição só é liberada pela RF caso não seja identificada nenhuma pendência na declaração, como a omissão de rendimentos, por exemplo. Em casos como esse, é preciso corrigir os erros para então ter a restituição liberada em um dos próximos lotes.

Confira abaixo o calendário de pagamento dos cinco lotes da restituição do IRPF 2022:

Leia mais:

Restituição via Pix

Uma das grandes novidades deste ano é a possibilidade de receber a restituição por Pix. Segundo a Receita, o pagamento pelo sistema do Banco Central será liberado desde que a chave cadastrada pelo titular da declaração seja o seu CPF.

Quem preferir também pode receber o pagamento de forma tradicional na sua conta-corrente informada na declaração. Em caso de problemas, a Receita informa que os valores ficam disponíveis por até um ano no Banco do Brasil.

Vale lembrar que o prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda já começou a contar nesta segunda-feira (7) e vai até o dia 29 de abril. Para mais informações, acesse o nosso especial sobre o tema.

Com informações da Folha.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Imposto de Renda: primeiro lote da restituição será pago em maio apareceu primeiro em Olhar Digital.

Desenvolvido por Direto na Web