O Itaú Unibanco (ITUB4) comunicou, no final da tarde desta quinta-feira (3), que os seus serviços haviam sido restabelecidos.
O aplicativo do banco e demais funcionalidades saíram de operação no final desta manhã. A maior instituição financeira do país disse que um atraso no processamento de dados bancários causou a falha.
O banco já havia descartado, mais cedo, a possibilidade de um ataque hacker contra seus sistemas.
A falha, que virou assunto mais comentado do Twitter nesta quinta, causou problemas no acesso às contas correntes, distorções no extrato bancário e até saques não identificados, segundo relatos de clientes nas redes sociais.
No comunicado via Twitter, o banco informou também que os pagamentos que não puderam ser feitos ao longo do dia poderão ser concluídos via TED, até as 18h15; e por meio do Pix, até a meia-noite.
“Pedimos mais uma vez desculpas pelo transtorno e agradecemos a paciência de todos vocês neste processo”, afirmou o Itaú na publicação em sua conta no Twitter.
Os clientes do banco, porém, disseram que os serviços continuavam inoperantes, apesar do comunicado oficial. “Tentando acessar o app, mas ainda está indisponível”, disse um usuário. “Não deu certo por aqui”, disse outro.
Nossos serviços foram restabelecidos. Para pagamentos que não puderam ser feitos ao longo do dia:
TEDs poderão ser feitos até as 18h15
PIX até a meia-noite
Pedimos mais uma vez desculpas pelo transtorno e agradecemos a paciência de todos vocês neste processo.
— Itaú #FeitoComVc (@itau) March 3, 2022
Em nota encaminhada ao InfoMoney, o banco confirmou, oficialmente, que a falha causou inconsistências de informações no extrato e no saldo das contas correntes “de parte de seus clientes”.
O número de pessoas afetadas não foi revelado.
O InfoMoney testou o app do Itaú ao longo desta quinta. A ferramenta vem enviando a seguinte mensagem aos clientes: “Desculpe-nos. Estamos melhorando nossos serviços. Tente novamente mais tarde”.
Apesar da falha, as ações da instituição bancária registraram estabilidade e fecharam em +0,07% nesta quinta.
Cadastre-se na IMpulso e receba semanalmente um resumo das notícias que mexem com o seu bolso — de um jeito fácil de entender: send Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados. check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso. error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.
The post Itaú diz que app volta a funcionar, mas clientes apontam instabilidade em sistemas appeared first on InfoMoney.