Novo filtro de ar pode matar vírus da Covid-19

Pesquisadores da Universidade De Birmingham, na Inglaterra, desenvolveram uma nova tecnologia para filtros de ar que é capaz de matar bactérias, fungos e vírus, incluindo o SARS-CoV-2, responsável pela Covid-19, em poucos segundos.

Durante os testes com o novo tipo de filtro, a pesquisa também utilizou filtros de ar comuns para realizar um comparativo. Os dois dispositivos receberam células do SARS-CoV-2, enquanto o comum manteve o vírus na superfície, o novo filtro matou as células em 60 segundos.

Leia também!

Os resultados foram parecidos com outros fungos e bactérias, comprovando o sucesso do novo filtro. Então, os pesquisadores instalaram filtros em sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado de trens.

Após três meses instalado nesses ambientes, o estudo mostrou que não havia nenhuma célula remanescente das bactérias e vírus. Também foi possível mostrar que o poder de filtragem continuou durante toda a vida útil do dispositivo, não diminuindo com o decorrer do tempo.

“A pandemia do Covid-19 trouxe à tona a necessidade real de novas maneiras de controlar a propagação de patógenos respiratórios no ar. Em espaços lotados, de escritórios a grandes locais fechados, como shopping centers e transporte público, há um potencial incrivelmente alto de transmissão de Covid-19 e outros vírus, como a gripe”, contou uma das autoras do estudo.

Representação gráfica do SARS-CoV-2
Novo filtro de ar pode matar vírus da Covid-19. Imagem: Kateryna Kon/Shutterstock

“A maioria dos sistemas de ventilação recicla o ar através do sistema, e os filtros atualmente usados nesses sistemas não são normalmente projetados para evitar a propagação de patógenos, apenas para bloquear as partículas de ar. Isso significa que os filtros podem realmente atuar como um reservatório potencial para patógenos nocivos”, concluiu a pesquisadora ressaltando a necessidade de um filtro capaz de matar bactérias e vírus.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Novo filtro de ar pode matar vírus da Covid-19 apareceu primeiro em Olhar Digital.

Desenvolvido por Direto na Web