O que é estomatite? Entenda a doença que afetou o ex-BBB Rodrigo

O ex-participante do Big Brother Brasil 2022 Rodrigo Mussi afirmou em suas redes sociais que foi diagnosticado com estomatite. O brother disse que passou um tempo afastado das plataformas pois a doença o impediu até de se alimentar.

“Peguei estomatite, minha boca inteira ficou inchada, cheia de afta. Não conseguia falar, beber água, comer. Eu acho que emagreci uns seis ou sete quilos brincando”, contou.

Leia também!

A doença se trata de uma inflamação na mucosa oral, localizada na boca. Normalmente, o problema é causado por doenças, infecções, reações alérgicas, alimentos ou substâncias químicas irritantes.

Além disso, a estomatite pode aparecer devido a imunidade baixa, uso de aparelho odontológico e contato com o vírus do herpes simples. Segundo a Rede D’Or São Luiz, o problema é mais comum em crianças do que em adultos.

Quais os sintomas da estomatite?

Além dos sintomas contados pelo ex-BBB, a estomatite também pode ser notada por meio de manchas vermelhas na gengiva ou garganta, salivação em excesso, dor para engolir alimentos ou líquidos e até mesmo febre.

Ilustração de estomatite
O que é estomatite? Entenda a doença que afetou o ex-BBB Rodrigo. Imagem: Naeblys/Shutterstock

Qual o tratamento?

A estomatite tem cura e o tratamento pode variar de acordo com a causa inicial da doença. Após o diagnóstico médico, deve-se procurar o agente causador do problema para tratá-lo e, em decorrência, combater a estomatite.

Em casos que são geradas feridas na boca, é necessário realizar a frequente higienização do local afetado com enxaguantes bucais sem álcool, além de controle da alimentação para evitar comidas que piorem as lesões.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post O que é estomatite? Entenda a doença que afetou o ex-BBB Rodrigo apareceu primeiro em Olhar Digital.

Desenvolvido por Direto na Web