Rússia anuncia saída do Conselho da Europa

Sede do Conselho da Europa

A Rússia anunciou nesta quinta-feira (10) sua saída do Conselho da Europa, organização de direitos humanos com sede em Estrasburgo, na França. O país já estava suspenso da entidade desde 25 de fevereiro, devido à invasão à Ucrânia.

“O curso dos eventos se tornou irreversível, e a Rússia não tem nenhuma intenção de aturar as ações subversivas do Ocidente”, justificou o ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, citado pela agência de notícias estatal Tass.

O chanceler afirmou que a saída do Conselho da Europa se deve ao “comportamento hostil” dos países europeus e da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) em relação ao país.

“Os membros da União Europeia e da Otan estão abusando de sua absoluta maioria no comitê de ministros do Conselho da Europa. A Rússia não tomará parte na tentativa da Otan e da UE de transformar a mais antiga organização europeia em mais um lugar de exaltação da supremacia e do narcisismo do Ocidente”, criticou Lavrov.

O Conselho da Europa foi fundado em 1949 e reúne agora 46 Estados-membros (já sem a Rússia). Seu objetivo é defender os direitos humanos e a democracia no continente, abrigando inclusive um braço jurídico, o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH).

Cadastre-se na IMpulso e receba semanalmente um resumo das notícias que mexem com o seu bolso — de um jeito fácil de entender: send Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados. check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso. error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.

The post Rússia anuncia saída do Conselho da Europa appeared first on InfoMoney.

Desenvolvido por Direto na Web