featured-image

Rússia diz que cosmonautas não usaram amarelo em homenagem à Ucrânia

A repercussão da chegada dos três cosmonautas russos na Estação Espacial Internacional usando trajes amarelos com detalhes em azul (cores da bandeira da Ucrânia), ao invés do traje azul tradicional da Roscosmos, fez com que o chefe da agência espacial russa, Dmitry Rogozin, escrevesse sobre o assunto em sua conta no Twitter.

Leia também:

“Às vezes, amarelo significa simplesmente amarelo”, tuitou Rogozin, completando que os trajes foram inspirados na universidade em que todos os três cosmonautas se formaram. “Sob nenhuma circunstância forçaremos os cosmonautas graduados da Universidade Bauman a não usar as cores do brasão de sua alma mater”, escreveu ele, inserindo uma imagem do brasão da universidade localizada em Moscou.

Иногда желтый цвет означает просто желтый цвет. Если бандеровские выродки думают, что мы из-за них поменяем наши цветовые вкусы, перекрасим стартовый комплекс Восточного в серо-буро-малиновый, герб МГТУ Баумана в оранжевый (нет, оранжевый тоже не подходит),.. pic.twitter.com/7qFDtu11Dl

— РОГОЗИН (@Rogozin) March 19, 2022

Na sexta-feira (18), o comandante da missão, Oleg Artemyev, disse que o motivo foi que eles tinham muito tecido amarelo sobrando no armazém, segundo a tradução de Katya Pvlushchenko em seu perfil no Twitter.

A chegada dos cosmonautas na Estação Espacial Internacional foi transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da Roscosmos. Nas imagens, os cosmonautas Oleg Artemyev, Denis Matveev e Sergey Korsakov parecem muito felizes, e a recepção a eles também foi muito calorosa.

Три российских космонавта, только что пристыковавшиеся к Международной космической станции, прибыли в украинском желтом!
Three Russian cosmonauts who just docked with the ISS arrive in Ukrainian yellow! pic.twitter.com/mJGRKuzV5v

— Scott Kelly (@StationCDRKelly) March 18, 2022

Apesar da explicação, o astronauta Scott Kelly acredita que a mensagem foi bem clara, e postou em seu perfil que os cosmonautas chegaram na Estação Espacial Internacional usando o amarelo da Ucrânia. Kelly ficou um ano na ISS com um cosmonauta russo, Mikhail Kornienko, entre 2015 e 2016.

Now, seriously about the suits. Usually, every crew picks their own color scheme long before the flight. Mostly, they are white, dark or light blue. The red suite of Yulia Peresild was unique because as an actress she liked to look pretty. I haven't seem a yellow fabric before… pic.twitter.com/TD9sQo5o3R

— Katya Pavlushchenko (@katlinegrey) March 18, 2022

Katya Pvlushchenko também cita que cada tripulação de cosmonautas pode escolher seu próprio esquema de cores, e isso acontece bem antes do lançamento, mas também disse que não viu um tecido amarelo sendo usado até agora.

Cosmonautas chegam na Estação Espacial Internacional usando cores da Ucrânia
Cosmonautas chegam na Estação Espacial Internacional usando cores da Ucrânia / Reprodução: Roscosmos (YouTube)

Além da chegada dos cosmonautas com as cores da Ucrânia na Estação Espacial Internacional, nessa semana, a ESA anunciou a suspensão do programa Exomars, feito em cooperação com a Roscosmos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Rússia diz que cosmonautas não usaram amarelo em homenagem à Ucrânia apareceu primeiro em Olhar Digital.

Desenvolvido por Direto na Web