Rússia x Ucrânia: EUA e UE cogitam proibir importações de petróleo russo

O governo dos Estados Unidos está “discutindo ativamente” com a Europa a possibilidade de proibir as importações russas de petróleo, disse o chefe da diplomacia americana, Anthony Blinken, enquanto a Casa Branca está sob pressão de congressistas para adotar esta medida em meio à invasão russa da Ucrânia

“Estamos conversando com nossos parceiros e aliados europeus para que considerem, de forma coordenada, a ideia de proibir a importação de petróleo russo e, ao mesmo tempo, garantir que tenhamos oferta suficiente de petróleo nos mercados mundiais”, disse Blinken durante uma entrevista ao canal CNN durante uma viagem à Europa.

Os senadores americanos, tanto republicanos como democratas, apresentaram um projeto de lei para proibir tais importações. O presidente Joe Biden afirmou que “não descarta nada”.

As discussões sobre o possível impacto da proibição das importações americanas de petróleo russo estão ocorrendo dentro do governo Biden e com a indústria de petróleo e gás dos EUA, disseram pessoas familiarizadas com o assunto na semana passada.

O senador democrata Joe Manchin, que faz parte de um grupo bipartidário de legisladores que apoiam um projeto de lei para impor a restrição, sugeriu no domingo que os EUA sigam sozinhos

“Acho que é basicamente tolice continuarmos comprando produtos e dando lucro e dando dinheiro a Putin para poder usar contra o povo ucraniano”, disse Manchin à NBC, apontando para o que ele disse serem recursos inexplorados no setor de energia nos EUA. “Então por que não lideramos? Por que não mostraríamos a determinação que temos?”

Depois da invasão da Ucrânia pela Rússia, a Casa Branca impôs sanções às exportações de tecnologias para as refinarias russas e para o gasoduto Nord Stream 2, que nunca foi lançado. Até agora, não conseguiu atingir as exportações de petróleo e gás da Rússia.

O líder da maioria no Senado, Dick Durbin, o segundo democrata da Câmara, acrescentou seu nome ao projeto. “Um embargo pode estender o ganho recorde do petróleo na semana passada. O Vitol Group, maior trader independente de petróleo do mundo”, informou sobre o mercado de petróleo, o qual pode sofrer com interrupções nos fluxos russos e ainda à medida que produtores como a Líbia enfrentam problemas de abastecimento.

Leia mais:

Em 2021, o petróleo da Rússia representou cerca de 3% de todos os embarques de petróleo que chegaram aos EUA, segundo os dados da Administração de Informações sobre Energia dos EUA. Já as importações norte-americanas de petróleo russo nesta ano caíram desde 2017, de acordo com a empresa de inteligência Kpler.

Por outro lado, a questão se agrava para a Europa, porque a Rússia fornece 40% do gás consumido em todo continente, enquanto para os Estados Unidos é o país responsável por 8% das importações de derivados de petróleo, (bruto ou refinado), de acordo com o especialista Andy Lipow, através dos dados da Agência Internacional de Energia em 2021.

Fonte: O Globo

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Rússia x Ucrânia: EUA e UE cogitam proibir importações de petróleo russo apareceu primeiro em Olhar Digital.

Desenvolvido por Direto na Web