Arqueólogos da Catedral de Notre Dame, em Paris, descobriram um sarcófago de chumbo do século 14 até então desconhecido, juntamente com outros caixões, de acordo com o Ministério da Cultura da França.
Bravo à l’@Inrap pour le chantier de fouilles exemplaire réalisé à #notredamedeparis.
Il a permis des découvertes importantes qui vont significativement enrichir nos connaissances sur la Cathédrale.
Merci à @GarciaDInrap et au Général Georgelin pour leur énergie communicative ! pic.twitter.com/rcJTddDAXu— Roselyne Bachelot (@R_Bachelot) March 15, 2022
Não está claro quem foi sepultado no sarcófago, mas provavelmente era alguém importante. As características e a localização do sarcófago sugerem que ele contém os restos de “um alto dignitário”, segundo um comunicado do ministério, divulgado esta semana.
Em 2019, a icônica catedral do século 12 pegou fogo durante um projeto de reforma e restauração. Desde então, o governo francês avançou com uma reconstrução que tem por objetivo restaurar a arquitetura gótica histórica da catedral, serviço que os oficiais da igreja esperam que seja concluído em 2024, quando Paris está programada para sediar os Jogos Olímpicos de Verão, informou a agência de notícias Reuters.
Na última etapa da restauração, os trabalhadores precisaram colocar andaimes para alcançar a torre queimada da catedral. Antes que eles pudessem erguer os andaimes, no entanto, os arqueólogos examinaram o local para procurar por quaisquer artefatos que pudessem ser danificados.
Durante a escavação, que começou em 2 de fevereiro e segue até 25 de março, a equipe se concentrou no transepto – a parte da catedral onde o piso corre perpendicular ao edifício principal, formando uma cruz.
Leia mais:
O transepto foi coberto com uma camada de pedra que data do século 18, segundo o comunicado. Abaixo disso, os arqueólogos encontraram “muitas sepulturas” de diferentes camadas, indicando que o local foi usado como cemitério por um longo período de tempo. As sepulturas datam do século 14 e repousam em solos que podem remontar ao início do século 13.
Entre os achados, os arqueólogos encontraram o sarcófago de chumbo em forma humana “totalmente preservado”. A sua colocação no transepto da catedral sugere que a pessoa enterrada tinha status de elite, enquanto sua camada subterrânea indica que data do século 14, no máximo.
A escavação revelou outra descoberta extraordinária: um poço cheio de esculturas pintadas que já fizeram parte da tela de madeira de Notre Dame – a divisória ornamentada que divide a capela-mor e a nave, ou as diferentes extremidades da catedral.
Essa tela foi construída por volta de 1230 DEC e destruída no início de 1700, de acordo com o comunicado. O arquiteto francês Eugène Viollet-le-Duc (1814-1879) descobriu anteriormente outros fragmentos dessa tela, que agora estão em exposição no Museu do Louvre.
É muito provável que a nova descoberta possa “fornecer novos dados sobre esta tela e sobre a qualidade da sua decoração pintada”, diz o comunicado.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
O post Sarcógafo do século 14 é descoberto na Catedral de Notre Dame, em Paris apareceu primeiro em Olhar Digital.