Skatista, como Rayssa Leal, vira profissão reconhecida no Brasil; veja outras 21 ocupações

Primeiro treino de Rayssa Leal no Ariake Urban Sports Park, em Tóquio (Gaspar Nóbrega/COB)

Quem não se lembra de Rayssa Leal, a medalhista olímpica mais jovem do Brasil? A maranhense, que saiu dos Jogos de Tóquio (2021) com uma medalha de prata, sempre fez do esporte seu ganha-pão — e ela só tem 14 anos de idade.

A partir desta quarta-feira (16), quem quiser se aventurar no esporte, como Rayssa, tem mais uma vantagem: andar de skate virou profissão, segundo o Ministério do Trabalho e da Previdência.

Posições como as de sommelier, obstetriz e policial penal também integram a atualização da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), que incluiu mais 18 profissões. (confira, abaixo, a lista completa).

A CBO é uma lista oficial que retrata a realidade das profissões no mercado de trabalho brasileiro e tem por finalidade expor as diferentes atividades, sem diferenciação entre as ocupações regulamentadas e as de livre exercício profissional.

Conforme explica o ministério, esse tipo de decisão é tomada “após estudo das atividades e do perfil da categoria”. “A atualização é feita levando em conta mudanças nos cenários tecnológico, cultural, econômico e social do país, que provocam alterações na dinâmica do mercado de trabalho brasileiro”, informa a pasta.

Segundo o órgão do governo, as informações da CBO são utilizadas para estatísticas de trabalho e “servem de subsídio para a formulação de políticas públicas de emprego.”

É importante salientar que a CBO reconhece a existência da ocupação, mas não interfere na sua regulamentação. Com a atualização, o país conta com 2.269 ocupações reconhecidas.

Confira, abaixo, as novas ocupações reconhecidas:

  1. Obstetriz
  2. Sommelier
  3. Profissional de organização
  4. Perito judicial
  5. Oficial de proteção de dados pessoas (DPO)
  6. Técnico em agente comunitário de saúde;
  7. Estampador de placa de identificação de veículos
  8. Analista de e-commerce
  9. Operador de manutenção e recarga de extintores de incêndio
  10. Operador de usina de asfalto
  11. Guarda portuário
  12. Policial penal
  13. Tecnólogo em agronegócio
  14. Engenheiro de energia
  15. Engenheiro biomédico
  16. Engenheiro têxtil
  17. Condutor de turismo náutico
  18. Controlador de acesso
  19. Greidista
  20. Inspetor de qualidade dimensional
  21. Técnico em dependência química
  22. Skatista profissional

Cadastre-se na IMpulso e receba semanalmente um resumo das notícias que mexem com o seu bolso — de um jeito fácil de entender: send Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados. check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso. error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.

The post Skatista, como Rayssa Leal, vira profissão reconhecida no Brasil; veja outras 21 ocupações appeared first on InfoMoney.

Desenvolvido por Direto na Web