featured-image

Telescópio James Webb faz nova imagem durante alinhamento

Nesta quarta-feira (16), a Nasa divulgou uma nova imagem feita pelo Telescópio Espacial James Webb (JWST) durante os preparativos finais para sua completa implantação no espaço. Lançado em 25 de dezembro de 2022, o observatório de última geração chegou ao seu destino em janeiro e, desde então, tem trabalhado duro para ser capaz de produzir a ciência para a qual a missão de mais de US$10 bilhões de dólares foi projetada.

Recentemente, a espaçonave atingiu outro marco importante em sua trajetória, ao completar a “fase fina”, na última sexta-feira (11). O telescópio também atendeu a todos os parâmetros ópticos necessários e está fornecendo luz de forma limpa para seus instrumentos, o que deixa a Nasa totalmente confiante de que o observatório cumprirá seus objetivos científicos.


“Alinhamos e focamos totalmente o telescópio em uma estrela, e o desempenho está superando as especificações. Estamos empolgados com o que isso significa para a ciência”, declarou Ritva Keski-Kuha, vice-gerente de elementos do telescópio óptico do JWST no Goddard Space Flight Center da Nasa, em um comunicado da agência. “Agora sabemos que construímos o telescópio certo”.

Uma nova imagem feita pelo Telescópio Espacial James Webb durante seu processo de alinhamento mostra galáxias e estrelas ao fundo de uma estrela brilhante. Imagem: NASA/STScI

Segundo o comunicado, a imagem é centrada em uma estrela chamada 2MASS J17554042+6551277, um novo alvo para o observatório. As etapas anteriores do processo de comissionamento centraram-se em HD 84406, uma estrela na constelação da Ursa Maior localizada a cerca de 241 anos-luz da Terra.

Leia mais:

O poder de observação do JWST vem em parte do enorme espelho do telescópio, que se estende por 6,5 metros. Durante semanas, os engenheiros da missão ajustaram o alinhamento dos 18 segmentos hexagonais do espelho, que embarcaram dobrados, para colocar o universo em foco para o observatório. Esse processo ainda não está completo, segundo a Nasa, mas as etapas mais difíceis e tensas já passaram.

Uma “selfie” tirada pelo instrumento NIRCam do Telescópio Espacial James Webb durante o processo de alinhamento. Imagem: NASA/STScI

“Há mais de 20 anos, a equipe Webb decidiu construir o telescópio mais poderoso que alguém já colocou no espaço e criou um design óptico audacioso para atender às exigentes metas científicas”, disse Thomas Zurbuchen, administrador associado da Diretoria de Missões Científicas da Nasa. “Hoje, podemos dizer que o design vai entregar”.

A agência também divulgou uma imagem “selfie” usando uma lente adaptada para fotografar o espelho principal, para auxiliar os engenheiros durante o alinhamento. Quando o alinhamento do espelho estiver completo – talvez no início de maio, conforme a Nasa – o outro grande passo preparatório da equipe é calibrar os instrumentos a bordo do observatório. Espera-se que esse trabalho seja concluído até julho, quando o JWST poderá iniciar suas observações científicas.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Telescópio James Webb faz nova imagem durante alinhamento apareceu primeiro em Olhar Digital.

Desenvolvido por Direto na Web