featured-image

Tesouro Direto: juros seguem petróleo e caem após forte avanço na véspera; títulos públicos prefixados pagam até 12,54%

gráfico de ações e índices em queda

Depois de uma nova tentativa de negociação entre Rússia e Ucrânia na véspera, o encontro entre autoridades dos dois Países terminou sem avanços. As negociações serão retomadas nesta terça-feira (15), em meio a novos ataques a prédios residenciais em Kiev, na capital ucraniana.

Na Ásia, investidores seguem monitorando a nova onda de Covid-19. Diante de um novo lockdown, analistas já preveem uma piora dos problemas nas cadeias produtivas, já que a cidade que está isolada e é forte em manufatura.

Atenção também para o início do primeiro dia da reunião do Federal Reserve (Fed), banco central americano, e do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom).

Depois de ver uma piora significativa nas projeções de juros e de inflação no Relatório Focus desta segunda-feira (14), investidores seguem atentos a discussões em torno de um possível aumento do Auxílio Brasil para enfrentar a subida no preço dos combustíveis.

Em compasso de espera pelas decisões de política monetária que serão anunciadas amanhã e de olho no recuo nos preços do petróleo, as taxas oferecidas pelos títulos públicos recuam na manhã desta terça-feira (15). Após forte avanço ontem, os retornos oferecidos pelos prefixados chegam até 12,54% ao ano, às 9h20. É o caso do Tesouro Prefixado 2025.

Um dia antes, o mesmo título oferecia juros de 12,69% ao ano. Da mesma forma, a taxa entregue pelo papel prefixado com vencimento em 2033 e juros semestrais era de 12,52% ao ano às 9h20, frente aos 12,61% oferecidos na véspera.

Movimento semelhante era visto com os títulos atrelados à inflação. O Tesouro IPCA+ 2055, com pagamento de cupom semestral, por exemplo, oferecia um retorno real de 5,85% ao ano na primeira atualização da manhã. Tal percentual é inferior aos 5,89% vistos ontem.

Confira os preços e as taxas de todos os títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto que eram oferecidos na manhã desta terça-feira (15):

Taxas Tesouro Direto
Fonte: Tesouro Direto

Conflito Rússia X Ucrânia, commodities e China

Na cena internacional, pela primeira vez desde o início da invasão russa à Ucrânia, Viktor Zolotov, chefe da Guarda Nacional e um dos homens mais próximos ao presidente russo Vladimir Putin, admitiu que o avanço na Ucrânia tem sido mais lento do que se imaginava.

“Eu gostaria de dizer que, sim, nem tudo está indo tão rápido quanto gostaríamos. Mas estamos caminhando passo a passo rumo a nosso objetivo”, afirmou Zolotov, segundo comentários publicados no site da Guarda Nacional.

Destaque também para os preços do petróleo, que recuam devido às contínuas negociações de cessar-fogo entre a Rússia e a Ucrânia e as preocupações com uma demanda mais lenta na China. Por volta das 9h20 (horário de Brasília), o contrato do tipo Brent caía 7,8%, a US$ 94,93, assim como o Brent recuava 7,18%, cotado aos US$ 99,22.

O gigante asiático vem registrando um aumento no número de casos de Covid-19 e a cidade de Shenzen passa por um período de lockdown. Apesar das dificuldades sanitárias do País, dados divulgados hoje animaram o mercado.

A produção industrial da China teve expansão interanual de 7,5% nos meses de janeiro e fevereiro, acima do aumento de 4,3% apurado em dezembro, informou o Escritório Nacional de Estatísticas (NBS, pela sigla em inglês).

O resultado também foi superior ao crescimento de 3,5% projetado pelos economistas consultados pelo The Wall Street Journal.

Já as vendas no varejo aumentaram 6,7% no país, superando a expectativa do mercado, de 4,3%, e o crescimento visto no último mês de 2021, de 1,7%. No período, os investimentos em ativos fixos tiveram alta anual de 12,2%, acima dos 5% esperados pelos analistas do WSJ e do aumento de 4,9% em dezembro.

Combustíveis, caminhoneiros divididos e Auxílio Brasil

Após os reajustes feitos pela Petrobras na semana passada, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, voltou a criticar a postura da empresa e disse que a petroleira tem uma “função social” e que precisa participar do esforço para a diminuição do preço dos combustíveis no País.

Além de críticas feitas pelo Congresso, os reajustes no preço dos combustíveis causaram desconforto entre caminhoneiros. No entanto, não há ainda um consenso entre os integrantes da categoria para que haja uma greve de fato. As apurações são dos jornais O Estado de S. Paulo e Valor Econômico.

De acordo com o jornal Valor Econômico, os líderes afirmaram que os motoristas estão isolados e sem apoio de outros segmentos da economia. Além disso, segundo o jornal, há algumas maneiras de contornar parte dos problemas, porque há previsão de reajuste na tabela mínima do frete rodoviário pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a cada vez que o preço médio do diesel ultrapassar 10% nas bombas.

Com menos de três semanas para o fim do prazo para que ministros deixem os cargos para concorrer nas eleições, o presidente Jair Bolsonaro reunirá amanhã (16) sua equipe para definir substituições e também um calendário de programas a serem lançados que possam ajudar a impulsionar sua candidatura à reeleição e também as campanhas de seus aliados, disseram fontes com conhecimento do assunto à Reuters.

De início, segundo a agência, o presidente dizia que pelo menos 12 ministros sairiam para ser candidatos, mas esse número diminuiu. Atualmente, Bolsonaro tem dito que oito deixarão o governo. Esse número pode chegar a nove se o ministro da Defesa, Walter Braga Neto, for o candidato a vice-presidente em sua chapa, o que, de acordo com uma das fontes da Reuters, é uma grande possibilidade.

Calculadora de renda fixa
Baixe uma planilha gratuita que compara a rentabilidade dos seus investimentos de renda fixa: send Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados. check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso. error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.

The post Tesouro Direto: juros seguem petróleo e caem após forte avanço na véspera; títulos públicos prefixados pagam até 12,54% appeared first on InfoMoney.

Desenvolvido por Direto na Web