Veja como o omnichannel contribui para melhorar a experiência do cliente

A conquista de um cliente e sua respectiva fidelização necessitam de requisitos que vão bem além do que somente um produto de qualidade. É preciso oferecer uma experiência diferenciada, com canais de atendimento que sejam eficazes, ágeis e com soluções que estejam sintonizadas com os hábitos de compras, focados em métricas certeiras e realistas.

Esse cenário é tão importante que um estudo da Harvard Business Review revelou que 73% dos consumidores usam vários canais da mesma empresa durante o processo de compra. Além disso, uma outra análise mostrou que 60% dos brasileiros utilizam o serviço de forma híbrida, tendo sensações on-line e presencial. Por isso, a humanização se apresenta como um grande diferencial competitivo, sendo uma parte da estratégia omnichannel.

Fidelização em foco

Ao integrar todos os canais da empresa com foco na satisfação do cliente, a mágica da fidelização acontece, principalmente em razão das experiências marcantes.

E tudo se baseia no omnichannel, que é uma evolução dos multicanais em razão de propiciar uma interligação entre todos os meios de comunicação, indo desde a visualização de um banner até o pós-venda.

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Omnichannel X Cross channel

Sabendo-se que o cross channel é um cruzamento entre os canais de comunicação, o cliente tem mais de um canal de atendimento para a compra ou retirada de um produto, podendo efetuar a transação online, retirando a mercadoria presencialmente.

Já o omnichannel pode ser entendido como uma integração entre diferentes meios de atendimento, personalizando a experiência do usuário.

Quanto mais canais interligados as empresas tiverem, maiores serão as chances de oferecer uma experiência diferenciada aos clientes, com boas chances de fidelização. Imagem: TippaPatt / Shutterstock

Dessa maneira, os múltiplos canais auxiliam as empresas tanto em tecnologia quanto nos comportamentos de consumo de seus clientes, sempre com foco na oferta de softwares que resolvam, sempre contribuindo para melhorar a imagem tanto de marcas quanto de companhias, independentemente do ramo em que atuem.

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