WhatsApp apresenta instabilidades nesta quinta; entenda a falha

WhatsApp

O aplicativo de mensagens WhatsApp apresenta instabilidades em seu funcionamento nesta quinta-feira (28). Os problemas afetam usuários de vários países, incluindo o Brasil.

Em seu Twitter oficial, o WhatsApp confirma o problema. “Estamos cientes e trabalhando para que as coisas voltem a funcionar. Manteremos vocês atualizados e, enquanto isso, agradecemos sua paciência”, disse a empresa.

You may be experiencing some issues using WhatsApp at the moment. We’re aware and working to get things running smoothly again. We’ll keep you updated and in the meantime, thanks for your patience.

— WhatsApp (@WhatsApp) April 28, 2022

Pelo Twitter, usuários do aplicativo dizem que a falha começou na tarde desta quinta. “Eu achando que minha internet morreu, mas na verdade é o WhatsApp que está fora do ar”, disse um internauta.

“WhatsApp parou de novo”, disse um outro.

O site Downdetector, que compila reclamações sobre instabilidades em diferentes plataformas, registrou uma alta nas notificações de problemas no WhatsApp por volta das 16h30 desta quinta, sendo 66% das reclamações sobre envio de mensagens, 29% sobre recebimento e 5% sobre os problemas na versão web.

Pane global

Em outubro de 2021, o WhatsApp, o Facebook e o Instagram, todos pertencentes ao conglomerado de mídia social de Mark Zuckerberg, apresentaram pane em escala global. No Brasil, o problema perdurou por cerca de seis horas.

Os esforços para recolocar as mídias sociais em funcionamento contaram, na ocasião, com o envio de funcionários do Facebook aos centros de dados da empresa, em Santa Clara, na Califórnia. No local, os profissionais fizeram um “reset” manual, que no jargão de TI significa reinicialização dos servidores, para os sistemas da empresa voltarem a operar.

Nunca as três mídias sociais ficaram tanto tempo fora do ar com erros repercutindo em escala global como naquele 4 de outubro de 2021. Antes desse episódio, em junho do mesmo ano, uma falha causada por um ajuste de configuração tirou o Facebook do ar — mas o problema durou cerca de 2h30.

Muitas hipóteses foram levantadas sobre os motivos que levaram à queda das gigantes do setor de mídias sociais. Uma delas apontava para falhas nos servidores das plataformas, que não conseguiram rodar o conteúdo desejado pelos seus usuários.

Especialistas em TI também disseram que inconsistências no funcionamento do DNS, uma espécie de agenda de contatos da internet, podem ter provocado o erro. O DNS é quem registra os endereços de IP associados aos nomes de domínio, como Facebook.com.

Fora do ar, os serviços provocaram uma turbulência em pequenos negócios espalhados pelo globo que utilizam as ferramentas das plataformas para a comercialização de produtos e serviços.

9 formas de transformar o seu Imposto de Renda em dinheiro: um eBook gratuito te mostra como – acesse aqui!

LEIA MAIS

The post WhatsApp apresenta instabilidades nesta quinta; entenda a falha appeared first on InfoMoney.

Desenvolvido por Direto na Web